O Decanato de Pós-Graduação (DPG) da Universidade de Brasília (UnB) torna público o resultado final do processo seletivo de Monitoria II 1º/2022. Clique aqui para acessá-lo


A Portaria CAPES n° 73, de 6 de abril de 2022 instituiu a cota de bolsas de estudo e/ou auxílios escolares da pró-reitoria ou órgão equivalente incumbido dos programas de pós-graduação e alterou a Portaria no 76, de 14 de abril de 2010, a Portaria n° 181, de 18 de dezembro de 2012, e a Portaria n° 149, de 1° de agosto de 2017.
A alocação da cota de bolsas de estudo e/ou auxílios escolares pelo Decanato de Pós-Graduação nos programas de pós-graduação passíveis de fomento obedeceu aos seguintes critérios:
- temas estratégicos para a pós-graduação;
- Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM);
- programas de pós-graduação com déficit de bolsas resultante do recolhimento de cotas empréstimo;
- fomento aos programas de pós-graduação que possuem apenas o nível de Mestrado com déficit de
bolsas;
- programas de pós-graduação participantes do PROEX com déficit de bolsas resultante do recolhimento
de cotas empréstimo.

Clique aqui e acesse a TABELA Distribuição de cotas, Portaria 73, CAPES.

 

 

Prêmio UnB de Pós-Graduação traz reconhecimento já tradicional na instituição com inovações e ampliações. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

 

Nem só de teses e dissertações é feita a pós-graduação da Universidade de Brasília. Por isso, com o intuito de valorizar essa produção acadêmica de maneira completa, o Prêmio UnB de Dissertação e Tese passa a se chamar Prêmio UnB de Pós-Graduação.


Agora, além das categorias já existentes anteriormente, também serão agraciadas monografias defendidas em cursos de especialização lato sensu. Haverá ainda uma homenagem especial para os trabalhos de programas de pós-graduação stricto sensu que versarem especificamente sobre o tema UnB 60 Anos.

 

>> Acesse aqui o Edital DPG Nº 0007/2022 - Prêmio UnB de Pós-Graduação


“O Prêmio UnB de Pós-Graduação busca coroar a excelência da produção acadêmica de nossos programas de pós-graduação stricto sensu e cursos lato sensu, dando visibilidade a trabalhos das mais diversas áreas. Ao incluir também as monografias de especialização, estamos demonstrando que a qualidade acadêmica da UnB é integral, abrangendo todos os níveis e modalidades”, explica o decano de Pós-Graduação da UnB, Lucio Rennó.


“O prêmio vem como um desafio tanto para os programas de pós-graduação stricto sensu como para os cursos lato sensu que são vinculados a esses programas e que com eles também estabelecem um diálogo importante, tanto em relação à pesquisa quanto em relação às demais dimensões”, avalia o coordenador de Cursos de Lato Sensu do Decanato de Pós-Graduação (DPG), Jacson Raymundo.


Neste edital há, portanto, seis categorias presentes: Prêmio UnB de Dissertação; Prêmio UnB de Tese; Grande Prêmio UnB de Tese; Prêmio UnB de Monografias de Cursos Lato Sensu; Prêmio UnB 60 Anos; Prêmio Técnicos na Ciência.


No caso das monografias, dissertações e teses, inclusive as desenvolvidas por servidores técnico-administrativos da Universidade que concorrerão na referida categoria, é preciso que tenham sido defendidas em 2020 ou 2021, e tenham sido indicadas pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) ou pela coordenação do curso de especialização a que são vinculadas na UnB.


Já os trabalhos cujo tema seja ligado a aspectos diretamente relacionados à Universidade de Brasília, para concorrer na categoria UnB 60 Anos, devem ter sido defendidos entre 2020 e 2022, até a data de publicação do edital da premiação – ou seja, 7 de julho.


Todos as obras inscritas devem estar disponíveis na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou na Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da UnB, quando for monografia.


“Nos prêmios de Dissertação e de Tese, quem faz a escolha são os PPGs, então não pode um aluno se candidatar individualmente, enquanto no Prêmio Técnicos na Ciência e no Prêmio UnB 60 Anos é uma decisão do discente se inscrever”, esclarece Jacson Raymundo.


Os critérios de premiação, em todas as categorias, considerarão a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação, e o valor agregado ao sistema educacional.

Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB


AGRACIADOS – Os autores, orientadores e coorientadores que ganharem os prêmios UnB de Dissertação e de Tese, Grande Prêmio UnB de Tese, Prêmio UnB de Monografias de Cursos Lato Sensu, Prêmio UnB 60 Anos e Prêmio Técnicos na Ciência, bem como os programas ou cursos em que foram defendidos os trabalhos, receberão certificados de premiação.


Em cada categoria, será escolhido um vencedor e até duas menções honrosas, exceto no Grande Prêmio de Tese, que selecionará apenas três trabalhos – o melhor de Ciências da Vida; de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, e de Humanidades.


Os ganhadores do Grande Prêmio serão conhecidos somente na cerimônia coletiva de premiação, que está prevista para novembro próximo, em data ainda a ser definida.


INSCRIÇÕES – Cada programa de mestrado e doutorado deverá instituir uma comissão de avaliação, que será responsável por selecionar para indicação apenas uma dissertação e tese do PPG para cada ano (2020 e 2021); as coordenações dos cursos de especialização poderão instituir comissão de avaliação para indicar a monografia selecionada.


Todas as escolhas devem ser justificadas e os autores dos trabalhos devem assinar declaração em que concordam com a participação.


As inscrições para os prêmios Técnicos na Ciência e UnB 60 Anos deverão ser feitas até 15 de agosto diretamente pelo autor ou autora – via SEI, no primeiro caso, e por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., no segundo.


A publicação dos resultados de todas as categorias, exceto do Grande Prêmio de Tese, está prevista para 14 de outubro.


De acordo com o edital, um mesmo trabalho pode concorrer, simultaneamente, aos prêmios UnB de Dissertação ou de Tese e aos prêmios UnB 60 Anos e Técnicos na Ciência, desde que obedecidas as regras de cada certame.

 

Marcela D'Alessandro/Secom UnB

 

- Arquivo PDF  Edital DPG Nº 0007/2022

O Decanato de Pós-Graduação (DPG) torna público o Edital do PDPG de Bolsas de Mestrado e Doutorado 2022/2023 da Universidade de Brasília (UnB)/Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). Os recursos alocados para atender o Programa são oriundos da FAPDF, sob a gestão do DPG, e atenderão a oferta de 160 (cento e sessenta) bolsas para mestrado e 100 (cem) bolsas para doutorado, com duração de 12 (doze) meses.

 

 

 Edital DPG/UnB No 0005/2022 - Bolsas Mestrado e Doutorado 2022/2023

Edital DPG/UnB N° 0005/2022 - RETIFICAÇÃO 1

- Edital DPG/UnB N° 0005/2022 - ANEXOS (Arquivo Editável)

 

Chegou o SIGAA Stricto Sensu. Clique aqui e acesse os manuais direcionados a Coordenadores, Docentes e Discentes.

 

 

 

Credenciamento de Descredenciamento de Orientadores da UnB

Objetivo

O objetivo é credenciar professores para orientação e apoio aos discentes da UnB na conclusão de suas dissertações/ teses.

 

Quais são os tipos de credenciamento?

Os docentes podem ser credenciados como orientador, coorientador e orientador específico, todos devem ter o título de Doutor/a e ter a proposta de credenciamento aprovada pelo colegiado do programa.

- Orientador do PPG, vide o artigo 22 da CEPE 080/2021;

- Coorientador, vide artigo 23 e parágrafos seguintes; e

- Orientador  específico, vide artigo 22, parágrafo 3º.

 

Como funciona o Descredenciamento e sua formalização?

A/O docente poderá solicitar o descredenciamento do PPG por meio de uma  justificativa devidamente assinada.  Esta solicitação deverá ser analisada pelo PPG, que concordando com a solicitação formalizará a solicitação para a DIRPG. O processo deve conter a solicitação do/a docente, a anuência do PPG ou a ata da reunião que aprovou o descredenciamento ( a pedido do docente ou de ofício do PPG).

 

Como deve ser feita a solicitação de formalização do credenciamento?

Para solicitar o credenciamento a secretaria deverá criar um novo processo no SEI e encaminhá-lo para a unidade “DPG/DIRPG”. Clique no menu  , em seguida selecione o Tipo de Processo “Stricto Sensu: Credenciamento para Orientação”.

Após criar o processo selecione a funcionalidade  “incluir documento”, escolha a opção  “Formulário de Credenciamento de Orientador, ou de  Coorientador ou de Orientador Específico” (conforme cada caso).

Quais são os documentos que devem obrigatoriamente conter no processo de formalização do credenciamento?

- Formulário de Credenciamento SEI;

- Ata do colegiado que aprovou o credenciamento (ou o link da ata, desde que o processo esteja disponível para a unidade DIRPG visualizar);

- Lattes atualizado; e

- Solicitação/anuência do/a orientador/a titular (somente para coorientação).

Ao final, após os documentos assinados e com a documentação completa, encaminhe o processo para a unidade DPG / DIRPG (Diretoria de Pós-graduação), clicando no botão .

 

 Informações importantes:

  • Poderão ser credenciados, por até 5 (cinco) anos, os orientadores que pertençam ao quadro acadêmico da UnB, ou pesquisadores de instituições com as quais a UnB mantenha Convênio de Cooperação Acadêmica.
  • Pesquisadores colaboradores da UnB terão tratamento idêntico ao dos professores do quadro da UnB para efeitos de credenciamento como orientador, sendo a qualidade de orientador condicionada à manutenção do vínculo com a Universidade, ou seja, o credenciamento de orientador terá validade enquanto o vínculo de pesquisador estiver vigente.
  • O caso de mudança de orientador está previsto no artigo 13 da CEPE 080/2021, sendo de competência da comissão de Pós-graduação analisar a mudança e a alteração no sistema fica é de reponsabilidade da secretaria do PPG.
  • O/a coorientador/a não substitui de forma automática o/a orientador/a em suas funções, assim não poderá participar como membro da banca. A comprovação de sua coorientação estará de na dissertação/tese do/a discente, assim como no Ato de Credenciamento de Coorientação. Artigo 23, parágrafo 4º da CEPE 080/2021.
  • *No artigo 33, parágrafo 7º, informa que em caso de impossibilidade de participação do/a orientador/a na defesa do/a discente, este/a deverá ser substituído por outro/a docente credenciado no PPG, mediante indicação da Comissão de Pós-graduação.
  • De acordo com o artigo 4º, inciso I da portaria Capes 81/2016, os docentes poderão ser credenciados no máximo em três PPGs.
  • Quando o/a docente se aposenta ou deixa o quadro de docentes da UnB, o credenciamento de orientador automaticamente perde a validade, independente do tempo que ainda falta para finalizar o ato de credenciamento, pois este está vinculado à matrícula do/a docente.
  • De acordo com a portaria capes 81/2016 no artigo 5º, "A relação de orientandos/orientador deve atender às orientações previstas pelo Conselho Técnico e Científico da Educação Superior (CTC-ES) e nos Documentos de Área." Informa que:

"(...) Recomenda-se, no máximo, 10 orientandos de pós-graduação por docentesomando-se todos os orientandos em cursos de pós-graduação onde o docente atua como professor permanente.” Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/Criterios_APCN_Interdisciplinar.pdf/view

 Legislação:

O Decanato de Pós-Graduação (DPG) da Universidade de Brasília (UnB) torna público o edital para provimento de candidaturas ao Programa de Bolsas de Pós-Doutorado no Exterior/Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), cujas inscrições ocorrerão no período de 13 a 30 de junho de 2022, conforme estabelecido no item 21 deste edital – Cronograma. Os recursos atenderão a oferta de 30 (trinta) bolsas de 6 (seis) meses de duração, oriundos da FAPDF, e a sua gestão será realizada pelo DPG.

 

- Arquivo PDF- Edital DPG/UnB Nº 0004/2022

- Arquivo editável-  ANEXO I Edital DPG/UnB Nº 0004/2022

- Arquivo editável- ANEXO IV Edital DPG/UnB Nº 0004/2022