Informações para bolsistas da CAPES no Exterior

FAQ DA CAPES EM : https://www.capes.gov.br/36-noticias/10213-capes-orienta-bolsistas-sobre-pandemia-de-covid-19

1. Todas as atividades do Programa de Pós-Graduação devem ser paralisadas?

Em conformidade com o ATO DA REITORIA No 0419/2020, o Decanato de Pós-Graduação (DPG) recomenda que as coordenações de PPGs e diretorias de Unidades analisem quais são os “serviços considerados essenciais e estratégicos”, a fim de informar “o planejamento das atividades  e a forma de funcionamento de cada área ou setor” (Art 2o. do ATO DA REITORIA No 0419/2020). Recomenda-se ainda que a comissão de pós-graduação estabeleça protocolos específicos para as situações laboratoriais em que atuam discentes, docentes e técnicos, caso tais atividades sejam consideradas essenciais e estratégicas. As demais atividades devem ser suspensas.

2. O que fazer quanto às defesas de trabalho de conclusão do Programa de Pós-Graduação?

As defesas de trabalho de conclusão previstas para ocorrer até 20 de março, sem necessário pedido de prorrogação ao Decanato de Pós-Graduação, só devem ocorrer por via remota, se o PPG considera-lo essencial e puder garantir a participação remota de todos os envolvidos (cf. Art 8o. do ATO DA REITORIA No 0419/2020).

As demais devem ser postergadas.

3. Os prazo para defesa de trabalho de conclusão serão flexibilizados?

Caso o Programa de Pós-Graduação opte pela postergação das defesas de bancas já homologadas, isto é, previstas para acontecerem até 20 de março, os prazos para defesa serão flexibilizados. O mesmo para os demais casos.

4. O que fazer quando o Programa de Pós-Graduação possui processo seletivo em andamento?

Quanto aos processos seletivos em andamento, recomenda-se que o PPG avalie a possibilidade de sua continuidade exclusivamente por meios remotos. Caso contrário, solicite ao DPG retificação do edital.

5. Programa de Pós-Graduação deve suspender um processo seletivo que estava programado?

Os processos seletivos futuros devem levar em conta a pandemia e preverem um cronograma distinto do costumeiro. Os editais enviados ao DPG serão analisados por servidores em regime de trabalho domiciliar, pelo qual pedimos atenção redobrada ao prazo para sua análise de 45 dias antes do início das inscrições para a seleção.

6. Qual é o prazo para o Programa de Pós-Graduação obter um parecer final de um processo seletivo que foi submetido para análise pelo Decanato de Pós-Graduação?

O prazo para análise é de 45 dias. Os servidores do Decanato de Pós-Graduação estão trabalhando em regime domiciliar. Pedimos atenção redobrada para respeito ao prazo.

7. Não estamos tendo acesso ao Sistema de Pós-Graduação (SIPPOS). O que fazer?

No momento, o acesso remoto ao Sistema de Pós-Graduação (SIPPOS) está sendo implantado pelo CPD, para uso dos servidores do Decanato de Pós-Graduação. O DPG está em contato com as coordenações para o cadastro de acesso remoto de pelo menos um servidor de cada PPG e o(a) coordenador(a) ao SIPPOS. Seu eventual uso remoto deverá ser analisado oportunamente.

8. Como podemos providenciar os registros de novos alunos e as matrículas de estudantes nos Programas de Pós-Graduação?

A Secretária Acadêmica (SAA) se organizou para atender os programas remotamente. Os processos poderão ser encaminhados para a SAA/SRPG, via SEI.

9.Como fica a programação da Coleta 2019 (Sucupira) para o Programa de Pós-Graduação?

Comunicaremos os PPGs sobre eventuais alterações nos calendários, assim que tivermos resposta da Capes. No momento, trabalhamos com o calendário da agência.

10. As bolsas e auxílios para novos estudantes serão pagas?

O Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) continua fechado. Nossa solicitação junto à CAPES será de pagamento retroativo aos bolsistas e flexibilização na forma e no calendário de implementação das bolsas

11. E discentes que receberam recursos remanescentes do PROAP 2019?

O DPG solicitará a  prorrogação da vigência do Termo de Execução Descentralizada (TED), celebrado entre a UnB e a CAPES, no âmbito do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), para garantir que os recursos recebidos pelos discentes para apoio à pesquisa e participação em eventos sejam utilizados posteriormente, em função do caráter involuntário dos adiamentos e cancelamentos de suas missões.

12. Neste período como ficam os serviços do Programa de Iniciação Científica (ProIC)?

Alguns serviços prestados à comunidade pelo DPG/ProIC serão mantidos e realizados de forma remota, à exceção da impressão de declarações e certificados, pois para esse serviço há necessidade de uso dos sistemas no próprioProIC.
Neste sentido, serão mantidas em funcionamento as seguintes atividades:

1)Pagamento dos bolsistas.
2) Substituições e cancelamentos de alunos da iniciação científica.
3) Inscrições nos editais do PIBIC/PIBIC-AF que iniciarão em 06/04/2020.
4) Recibos dos bolsistas da FAPDF serão recebidos por e-mail.
5) Informações sobre os projetos e planos serão fornecidas mediante solicitação.

A oferta dos serviços mencionados acima será realizada mediante solicitação para o e-mail do proic (pibicunb@gmail.com). Outras informações também poderão ser obtidas por e-mail pibicunb@gmail.com.