Nota do DPG sobre a nova  portaria da CAPES acerca de bolsas de pós-graduação

 

À comunidade acadêmica dos cursos de pós-graduação da Unb:

Em uma medida de profundo desrespeito a milhares de pós-graduandos/as, docentes e servidores/as que diariamente constroem o Sistema Nacional de Pós-Graduação, e de descaso com a história da própria instituição, a CAPES publicou nesta quarta, 18 de março, a Portaria nº 34, de 9 de março de 2020, que altera significativamente as regras de distribuição de bolsas e traz como consequência uma severa perda de bolsas nos programas de pós-graduação em todas as regiões.

O diálogo e a construção conjunta sempre permearam a relação da CAPES com os gestores das instituições de ensino superior. No entanto, a atual direção da agência, que já não tinha aberto o Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) até 5 de março como previsto, passa por cima de tudo o que foi elaborado com instâncias como o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), demonstrando um descompromisso com a democracia e a qualidade da produção acadêmico-científica no Brasil (em anexo, a portaria da CAPÈS e documentos que expressam as posições do FOPROP e do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino Superior - COPROPI).

Na UnB, o impacto se faz sentir em números. No início do mês, os cortes nas bolsas já foram entre 1% e 50% em 46% dos cursos; 9% tiveram corte acima de 50% e 6% dos cursos tiveram redução total. Mesmo naqueles considerados de excelência houve a perda de 30% dos auxílios. Com a nova portaria da CAPES, o problema se agravará.

Os gestores passam, mas as instituições ficam. Ao compartilhar com a comunidade acadêmica a indignação diante do ocorrido, reiteramos o compromisso da Universidade de Brasília com a garantia da qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão e com a busca de soluções democráticas para os problemas do país, exigindo o mesmo da gestão atual da CAPES.

 

Profª. Adalene Moreira Silva

Decana de Pós-graduação

Decanato de Pós-graduação - DPG

Nota FOPROP

Nota ANDIFES e bolsas

Carta COPROPI Portaria 34 CAPES