EDITAL CONJUNTO N. 001/INT/DPG2020 - SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA O 1º ENCONTRO VIRTUAL DE JOVENS PESQUISADORES - AUGM

 O Secretário para Assuntos Internacionais da Universidade de Brasília, no uso de suas atribuições como Delegado Assessor da UnB na AUGM, e o Decanato de Pós-Graduação tornam público edital seleção de trabalhos de jovens pesquisadores da UnB interessados em apresentar trabalhos no 1º Encontro Virtual de Jovens Pesquisadores da AUGM, que será realizado virtualmente nos dias 26 a 29 de outubro de 2020 sob coordenação da Universidad de Santiago de Chile (USACH), conforme as disposições a seguir estabelecidas. 

Edital 

Anexo 1

Anexo 2 

 

O Decanato de Pós-Graduação, por meio da Comissão de Acompanhamento da Política de Ações Afirmativas (CAPAA), e em conformidade com a Resolução CEPE 044/2020 e Resolução CPP nº 09/2020, torna público o Edital de seleção de avaliadores(as) para Comissões de Heteroidentificação e Comissões Recursais. 

Podem participar da seleção: 

  • servidores(as) (docentes e técnicosadministrativos) em atividade ou aposentados(as); 
  • discentes de graduação ou pós-graduação regularmente matriculados(as), maiores de 18 anos. 

Cronograma: 

 

    ETAPAS DATA / PERÍODO 

  1. Inscrições online: 25/09/2020 a 14/10/2020 
  2. Análise e julgamento das inscrições:  15 a 19/10/2020 
  3. Publicação dos selecionados: 21/10/2020 
  4. Formação: 26/10/2020 a 13/11/2020 
  5. Trabalho das Comissões:  convocação de acordo com a necessidade institucional. 

 

Resolução da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação nº 09/2020 - Dispõe sobre a composição e atuação da
Comissão de Heteroidentificação e da Comissão Recursal para fins de preenchimento das vagas reservadas no Sistema de Ações Afirmativas nos processos seletivos para os cursos de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.

Acesse o link da resolução nº 09/2020 em: http://www.dpg.unb.br/index.php/acoes-afirmativas/legislacao-e-documentos

À comunidade da Universidade de Brasília,

o Decanato de Pós-Graduação (DPG) da Universidade de Brasília (Unb) esclarece que a prestação de contas referente ao Edital DPG/UnB Nº11/2019 – Edital de Abertura para Auxílio Financeiro a Estudantes de Pós-Graduação para Desenvolvimento de Dissertações e Teses – foi prorrogada e poderá ser realizada até 20 de outubro de 2020.

A motivação para a prorrogação do prazo de prestação de contas é consequência das mudanças nas atividades de pesquisa decorrente da pandemia de coronavírus (COVID – 19).

Em caso de dúvidas, por favor, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atenciosamente,

Professora Adalene Moreira Silva
Decana de Pós-Graduação
Decanato de Pós-Graduação

Prezado Coordenador,

 

A Portaria Capes nº 121, de 19 de agosto de 2020, que altera a Portaria CAPES nº 55, de 29 de abril de 2020 e amplia a possibilidade de prorrogação excepcional de bolsas de mestrado e doutorado por até 6 (seis) meses, nos casos em que a atual situação de pandemia tenha afetado o desenvolvimento das atividades acadêmicas dos bolsistas.

Para solicitação o programa deverá:

1 - Encaminhar um Memorando via SEI solicitando a Prorrogação Excepcional de vigência da bolsa com a justificativa; 

2 - Informar quantos meses de prorrogação (se 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 meses de prorrogação);

3 – Informar o nome e CPF do bolsista.

À comunidade da Universidade de Brasília,

 

Este é um momento único e desafiador para a Universidade de Brasília. Nossa comunidade reinicia esta semana o semestre letivo, nas condições especiais colocadas pela pandemia do coronavírus. Somos mais de 55 mil pessoas, entre estudantes, professoras(es) e técnicas(os) administrativas(os), unidas pelo grande desafio de promover a educação em um momento tão diferenciado, de forma virtual. Nesse contexto, vimos reforçar algumas práticas acadêmicas e administrativas, com o intuito de apoiar a comunidade na retomada do semestre.

 

Na graduação, intensos e complexos esforços foram feitos para garantir a conectividade dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Muitos ainda estão recebendo equipamentos doados ou estão em processo de aquisição de computador e/ou chip para acesso à internet. Assim, pedimos compreensão quanto a eventuais atrasos, até que todos os alunos estejam preparados para iniciar as atividades remotas.

 

Certamente iremos nos deparar com instabilidades do ecossistema virtual – internet de casa, internet do bairro, plataforma Teams, ambiente Aprender 3, Sistema Integrado de Gestão (SIGUnB), Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), entre outros. Além disso, ainda há pedidos de ajustes de matrícula sendo processados pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), que vem trabalhando cotidianamente para atender as solicitações.

 

Na pós-graduação, as secretarias dos programas (PPGs) poderão efetuar procedimentos acadêmicos ainda utilizando o Sistema dos Programas de Pós-Graduação (Sippos).

 

Em função de todas essas adaptações, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) estabeleceu que a retomada ocorrerá com três semanas de ambientação, conforme a necessidade. É um período crucial para que professores e estudantes possam alinhar informações e realizar atividades que permitam identificar problemas práticos. Também é uma fase em que poderão ser pactuados procedimentos, com o objetivo de realizar as disciplinas e as demais atividades acadêmicas da melhor forma possível. Será certamente uma construção colaborativa da “outra sala de aula”.

 

Assim, estimulamos que o período de ambientação seja pleno de negociações entre docentes e discentes, em particular na adaptação às tecnologias, com a eventual intermediação das coordenações dos cursos, conforme deliberado pelo Cepe.

 

O objetivo continua sendo o de aprender, mas com processos bastante diferentes. Tenhamos clareza de que adequações certamente serão necessárias. Sugerimos aos docentes que usem essas três semanas de ambientação para ajustar o planejamento das disciplinas à realidade de cada turma e que busquem desenvolver ações para adequar as práticas pedagógicas ao modo virtual.

 

A seguir, listamos alguns canais que podem ser utilizados pela comunidade, sobretudo nestas primeiras semanas:

 

  • Em função da previsão de muitos acessos simultâneos, o ambiente Aprender 3 poderá apresentar instabilidades, particularmente nos primeiros dias. Os problemas devem ser reportados à equipe de suporte pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Questões relativas ao SIGAA podem ser reportadas à SAA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Questões relativas às atividades de graduação podem ser reportadas ao Decanato de Ensino de Graduação (DEG) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Questões relativas às atividades de pós-graduação podem ser reportadas ao Decanato de Pós-Graduação (DPG) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Questões relativas a procedimentos acadêmicos da pós-graduação podem ser reportadas à SAA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Se o assunto for relacionado aos planos de ensino específicos de disciplinas, sugerimos procurar os professores responsáveis, assim como as coordenações de curso.

 

Os decanatos encaminharão circulares com instruções sobre ações específicas, como editais e Semana Universitária, a unidades, departamentos e coordenações, com base na resolução sobre a retomada (Resolução Cepe n. 59/2020).

 

Ressaltamos que a situação é muito particular e desafiadora para todas as instituições de ensino, em especial para a UnB, cuja comunidade é ampla e diversa, com diferentes realidades. Temos confiança de que, com a participação ativa de todos, construiremos um semestre produtivo, utilizando da melhor forma possível as tecnologias, com abertura e flexibilidade para resolver conjuntamente os desafios.

 

Desejamos um bom retorno e nos colocamos à disposição.

 

Maria Emilia Walter

Reitora em exercício

 

Sergio Antônio Andrade de Freitas

Decano de Ensino de Graduação (DEG)

 

Adalene Moreira Silva

Decana de Pós-Graduação (DPG)

 

Olgamir Amância Ferreira

Decana de Extensão (DEX)

 

Ileno Izídio da Costa

Decano de Assuntos Comunitários (DAC)