Cursos de Stricto Sensu (CCSS)


Coordenador: Prof. Dr. Emerson Fachin Martins

Graduado Bacharel em Fisioterapia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar) desde 1998. Titulou-se Mestre e Doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) nos anos de 2001 e 2007, respectivemente, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Área de Concentração de Neurociências e Comportamento da UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). É Professor Associado no Curso de Fisioterapia da FACULDADE DE CEILÂNDIA (FCE) da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) e Professor Permanente no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAÚDE (PPGCTS) e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO (PPGCR), ambos vinculados à FCE/UnB. É Professor Colaborador no PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO (PROFNIT), no CDT/UnB. Atua como coordenador do NÚCLEO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE E INOVAÇÃO - NTAAI (Antigo Grupo de Pesquisa FUNCIONALIDADE E SAÚDE) desenvolvendo projetos nas linhas de pesquisa: (1) órteses, próteses e a otimização da interface corpo e máquina; (2) adequação postural e auxílio à mobilidade; (3) avaliação de tecnologias em saúde pela percepção do usuário; (4) auxílio à pessoa com deficiência sensorial e (5) treinamento, reabilitação e auxílio para a vida diária. Desenvolve o projeto de extensão de ação contínua: Viver sem limites em corpos que interagem com tecnologias. Realizou estudos avançados em nível de estágio pós-doutoral de 2013 a 2015 com Bolsa CAPES - BEX como pesquisador convidado no projeto DEMAR - DEAMBULATION ET MOUVEMENT ARTIFICIEL no LIRMM - LABORATOIRE DINFORMATIQUE, ROBOTIQUE E MICROÉLECTRONIQUE DE MONTPELLIER que está vinculado ao Centre de Recherche INRIA Sophia Antipolis Méditeranée e a UNIVERSITÉ DE MONTPELLIER 2. É Bolsista Produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT Nível 2. Atualmente lidera o grupo brasileiro de pesquisadores do CACAO, uma equipe associada entre Brasil e França financiada pela FAPDF (Brasil) e INRIA (França) para produzir soluções tecnológicas que favoreçam a mobilidade de pessoas com lesão medular e firmou colaboração científica com a The University of Sydney, na Autrália, para fortalecer a Fisioterapia Baseada em Evidências.

 

Cursos de Lato Sensu (CCLS)

A CCLS analisa e emite pareceres sobre processos referentes à criação e à finalização de cursos de pós- graduação Lato Sensu - especialização. Encaminha processos para aprovação pela Câmara de Pesquisa e Pós-graduação, conforme Resolução CEPE 29/2003.

Coordenador(a): Profª. Drª. Maria Paula de Amaral Zuitune

Graduada em Fisioterapia pela UFSCar, Especialista em Gerontologia pela UNIFESP e em Poluição Atmosférica e Saúde Humana pela USP, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva (área de concentração: Epidemiologia) pela UNICAMP. Prestou consultoria para a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS do MINISTÉRIO DA SAÚDE, no âmbito de Acordos de Cooperação Técnica com Organismos Internacionais, atuando, especialmente, no planejamento, elaboração e implantação/implementação das Diretrizes de Gestão e Organização de Serviços para a Vigilância e Atenção Integral à Saúde de Populações Expostas e Potencialmente Expostas a Contaminantes Químicos, junto às diferentes áreas e esferas de gestão do SUS e contribuiu na avaliação de estudos epidemiológicos para o licenciamento ambiental de grandes empreendimentos. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília - UnB, área de Epidemiologia e desenvolve pesquisas na área de Políticas Informadas por Evidências, Análise de Situação de Saúde com dados secundários, Saúde e Ambiente.

 

Endereço 
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Prédio do CDT - Asa Norte - Brasília/DF – CEP 70.910-970
Fone: (61) 3107-4240
E-mail geral: dpg@unb.br