Credenciamento de Pesquisador Colaborador

• Credenciamento e registro de pesquisadores colaboradores que realizam pesquisas na Universidade de Brasília.

Como Funciona?

• Envio de memorando com a solicitação de credenciamento de pesquisador colaborador, junto com todos os documentos necessários, à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP), via Decanato Pós-Graduação (DPG).

• A CPP analisa a solicitação e, caso seja aprovada, o processo é encaminhado ao setor de recursos humanos da UnB para registro do pesquisador colaborador com um número de matrícula.

• Aos pesquisadores colaboradores é assegurado, pela UnB, direitos e prerrogativas tais como o acesso aos serviços regularmente oferecido pela UnB (Biblioteca, Restaurante e Centro Olímpico).

• Não confundir pesquisador colaborador com orientador colaborador. A denominação “orientador colaborador” se refere apenas aos orientadores credenciados para orientação de alunos de pós-graduação

• Ressaltamos que para fins de orientação no respectivo PPG, é necessária solicitação para Credenciamento como Orientador (Orientações aqui)

Legislação

• Resolução CEPE nº 171/2006, de 22/6/2006 (Regulamenta o credenciamento de Pesquisadores Colaboradores na UnB), disponível no link:

• CEPE nº 171/2006

Formulários

Orientações/Informações

As solicitações devem conter todos os documentos listados no formulário:

- Aprovação do Colegiado de Pós-Graduação da Unidade, com base em parecer circunstanciado.

- Plano de atividades do pesquisador.

- Relatório das atividades desenvolvidas (no caso de renovação).

- Projeto de Pesquisa.

- Currículo Lattes completo e atualizado.

Procedimentos

Preenchimento do Formulário

• Escolher a categoria do credenciamento: Júnior – possui título de mestre e está vinculado a Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado acadêmicos) e realiza pesquisa supervisionada ou acompanhada por um Professor Doutor da UnB –; Pleno – possui título de doutor ou qualificação de Professor Adjunto e realiza pesquisa individual autônoma –; e Sênior – possui qualificação de Professor Titular e realiza pesquisa individual autônoma, a ser julgada pelo grau de produção acadêmica consolidada e objetivada em publicações qualitativa e quantitativamente importantes.

• Preencher dados pessoais do pesquisador.

• Responder se é aposentado da Fundação Universidade de Brasília.

• Responder se manterá vínculo com outra instituição. Caso afirmativo, escrever o nome da instituição.

• Marcar o campo onde está escrito: “Declaro não possuir vínculo empregatício com a Universidade de Brasília”.

• Datar e assinar o formulário.

Envio do Processo

• Adicionar, ao processo, parecer circunstanciado com aprovação pelo Colegiado do Programa, projeto de pesquisa, plano de atividades, relatório de atividades (no caso de renovação) e currículo Lattes completo e atualizado.

• Encaminhar memorando com todos os documentos à CPP, via DPG.

Check List para Credenciamento de Pesquisador Colaborador (todas as respostas devem ser "sim" para que o processo seja analisado pelo DPG)

Item

Não

01 – O processo possui formulário de credenciamento de Pesquisador Colaborador com todos os campos preenchidos?

02 – O formulário de credenciamento foi assinado pelo interessado?

03 – O processo possui parecer circunstanciado aprovado pelo Colegiado do Programa?

04 – O processo possui cópia do Projeto de Pesquisa?

05 – O processo possui Plano de Atividades do pesquisador?

06 – O processo possui Relatório das atividades desenvolvidas (no caso de renovação)?

07 – O processo possui cópia do currículo Lattes do interessado completo e atualizado?

08 – O memorando com assinatura do Coordenador do Programa foi encaminhado para a CPP, via DPG?