Credenciamento e descredenciamento de orientadores da UnB

Objetivo

• Credenciar e descredenciar professores para orientar alunos nos programas de pós-graduação da UnB

Como Funciona?

• Envio de memorando ao Decanato de Pós-Graduação (DPG) solicitando o credenciamento de orientador (pleno, específico ou coorientador) e descredenciamento com a documentação necessária.

• A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (CPP) analisa a solicitação e, caso seja aprovada, o processo é encaminhado ao programa de pós-graduação (PPG) com o ato de credenciamento ou de descredenciamento.

• Poderão ser credenciados, por 5 (cinco) anos, os orientadores que pertençam ao quadro acadêmico da UnB ou ao quadro de pesquisadores de instituições com as quais a UnB mantenha Convênio de Cooperação Acadêmica.

• Pesquisadores colaboradores da UnB terão tratamento idêntico ao dos professores do quadro da UnB para efeitos de credenciamento como orientador, sendo a qualidade de orientador condicionada à manutenção do vínculo com a Universidade.

• Não confundir pesquisador colaborador com orientador colaborador.

Legislação

• Resolução CEPE nº 91/2004, de 2/7/2004 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação da Universidade de Brasília), disponível no link:

• Resolução CPP n. 002/2011, de 4/11/2011 (Estabelece critérios para credenciamento, descredenciamento e recredenciamento de Orientadores no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília), disponível no link:

Formulários

Check List do Credenciamento

Formulário de Credenciamento de Orientador Pleno

Formulário de Credenciamento de Orientador Específico

Formulário de Credenciamento de Coorientador

Orientações/Informações

As solicitações devem conter todos os documentos listados no formulário:

- Formulário de solicitação de credenciamento de orientador devidamente preenchido.

- Aprovação do Colegiado de Pós-Graduação da unidade, com base em parecer circunstanciado.

- Currículo Lattes completo e atualizado.

A solicitação de descredenciamento não possui formulário. Deve ser enviado somente o memorando com a justificativa.

Procedimentos

Preenchimento do Formulário

• Identificar o Programa de Pós-Graduação: programa ao qual deseja credenciar o orientador.

• Preencher nível do credenciamento: mestrado e/ou doutorado.

• Informar nome e matrícula do orientando (em caso de orientação específica ou coorientação).

• Preencher dados do orientador: nome, CPF ou passaporte, e-mail, vínculo com a Universidade. Se não houver vínculo também preencher dados pessoais.

• Informar outros programas em que o orientador é credenciado.

• Indicar data e assinatura do interessado no formulário.

• Adicionar, ao processo, parecer circunstanciado com aprovação pelo Colegiado do Programa, formulário de credenciamento, currículo Lattes. Encaminhar memorando com todos os documentos ao DPP.

Check List para Credenciamento de Orientador

Item

Não

01 – O processo possui formulário de credenciamento com todos os campos preenchidos?

02 – O processo possui memorando de encaminhamento com a assinatura do coordenador do Programa?

03 – O processo possui parecer circunstanciado e aprovação do colegiado do Programa?

04 – O processo possui currículo Lattes do interessado completo e atualizado?