Elaboração e encaminhamento de edital de seleção

Objetivo

• Orientar o preenchimento do edital seleção para o processo seletivo de entrada de novos alunos no programa de pós-graduação.

Como funciona?

O edital deve ser elaborado conforme modelo de edital de pós-graduação (ver abaixo):

• O edital deve ser aprovado em reunião do Colegiado de Pós-Graduação e enviado ao Decanato de Pós-Graduação (DPG) , acompanhado do formulário de propostas de vagas devidamente preenchido, ambos em formato PDF.

• O DPG analisa o edital de acordo com o modelo e as peculiaridades de cada programa e, caso seja aprovado, será encaminhado para posterior publicação na página do Decanato de Pós-Graduação.

Legislação

Resolução CEPE nº 80/2017 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação na UnB), disponível no link

CEPE 80/2017

O número de vagas para admissão nos cursos de pós-graduação e o respectivo edital de seleção deverão ser propostos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação e submetidos à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo menos 45 dias antes do início das inscrições para a seleção.

Formulários

Os formulários diversos, encontram-se disponíveis nos links abaixo:

Modelo de proposta Vagas

Modelo de Edital de seleção DPG

Modelo de Edital de retificação DPG

Formulário de Recurso

Modelo da lista dos candidatos aprovados

Modelo de Homologação

Software para inscrição de seleção de candidatos na UnB

inscricaoposgraduacao.unb.br

Tutorial

Sugestão para os campos dos Formulários

Orientações/Informações

A solicitação de aprovação do edital deve conter:

• Formulário de proposta de vagas preenchido:

• Nome do programa.

• Deliberação do colegiado e data da reunião.

• Curso, vagas atuais e propostas.

• Nome do coordenador e assinatura.

• Relação dos professores em exercício no programa.

• Relação dos professores afastados.

• O edital e seus anexos em folhas separadas.

Observar o intervalo da realização de etapas eliminatórias e os seus resultados para a etapa seguinte.

A cada etapa eliminatória e presencial deve ser dado um intervalo de, no mínimo, 2 (dois) dias úteis, destinados aos recursos e pedidos de reconsideração.

O encaminhamento do edital deve ser feito em formato PDF, via SEI, para análise e posterior publicação na página do DPG:

Programas e Editais de Pós-Graduação

Do resultado final só serão cabíveis recursos ao Colegiado do Programa, na hipótese de vício de forma, até 10 (dez) dias úteis após a divulgação dos                  Resultados Finais, como previsto no Regimento Geral da Universidade de Brasília, Artigo 61

Procedimentos

Check List para aprovação de edital

Item

Não

01– Observou o modelo de edital que se encontra nesta página, na parte Formulários e atualizou as informações do edital?

02 –  Encaminhou junto com o Edital, o Formulário de proposta de vagas todo preenchido?

03 – Observou a numeração sequencial do edital e o ano que vai ser lançado?

04 – Verificou se os links dentro do edital estão certos e válidos?

05 – Verificou se as referencias estão corretas? (ex: O Formulário de inscrição encontra-se no anexo 1 e está lá mesmo).

06 – Verificou se há numeração repetida ou fora da sequência?

07 – Verificou se todas as datas de inscrição, de recursos, de provas estão corretas, compatíveis e fora de feriados e finais de semana?

08 – Observou a data de início das inscrições (posterior à aprovação e divulgação do edital pelo DPG)?

09 – Informou como será a avaliação de proficiência em língua estrangeira?

10 – Verificou se a resolução informada no edital, é a vigente (80/2017)?

11 – Verificou o prazo de antecedência que deve ser enviado o processo ao DPG?

12 – Encaminhou o memorando com assinatura do Coordenador do Programa para o DPG?