Aprovação de banca de defesa de tese/dissertação

Objetivo

  • Aprovar solicitações de marcação de bancas de tese/dissertação.

Como funciona?

  • O formulário de solicitação de solicitação de aprovação de banca para defesa de dissertação/tese deve ser preenchido antes do envio ao DPG, assinado pelo Coordenador do PPG;
  • Acessar o sistema SIPPOS e clicar em acompanhamento, ocorrências acadêmicas, trabalho final e elaboração do trabalho final.
  • Preencher os dados do aluno e da banca examinadora na tela do SIPPOS com os mesmos dados encaminhados no Formulário.
  • Encaminhar Formulário preenchido e com assinatura do Coordenador do PPG ao Decanato Pós-Graduação (DPG), juntamente com o currículo Lattes dos membros externos da
  • Comissão Examinadora, histórico escolar atualizado, informações do credenciamento do orientador na UnB e de bolsa.
  • O DPG analisa a solicitação de acordo com a Resolução CEPE n. 0080/2017. Caso a solicitação seja aprovada, a banca aprovada é registrada no sistema da pós-graduação (SIPPOS).

 Legislação

Resolução CEPE n. 0080/2004 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação na UnB), disponível no link: http://www.dpg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=567:resolucao-cepe-n-0080-2017&catid=2&

  • Verificar Res. CEPE n.0080/2017, Art.33, §4 (Bancas de mestrado).
  • Verificar Res. CEPE n.0080/2017, Art.34, §5 e §6 (Bancas de doutorado).

 

Formulários

  • Formulário de solicitação de aprovação de banca de defesa de dissertação/tese:

 

Procedimentos para iniciar um processo e criar um formulário de banca no SEI:

  • Acessar o SEI (sei.unb.br);
  • No Menu principal, clicar em "Iniciar Processo";
  • Escolha o tipo do processo:  Stricto Sensu: Bancas Examinadoras - Indicação e Atuação;
  •  Informar no campo "interessados" o nome do aluno (para facilitar a posterior localização do processo);
  •  Na área "Nível de Acesso" selecionar "Público" e "Salvar";
  •  Com o processo aberto, clicar no ícone "Incluir Documento" da barra de ferramentas;
  •  Escolha o Tipo do Documento, "Formulário Banca Examinadora de Defesa";
  •  Na área "Nível de Acesso" selecionar "Público" e "Confirmar Dados";
  •  Com o formulário aberto, clicar no ícone "Editar Conteúdo" da barra de ferramentas para incluir as informações da banca.

 

Procedimentos para o preenchimento do Formulário

Orientações/Informações

  • Preencher nome do aluno, número de matrícula, nível (mestrado/mestrado profissional/doutorado) e nome da Pós-Graduação. Informar também se o aluno é bolsista e qual a agência de fomento;
  • Título da tese/dissertação, data, horário e local;
  • Nome do presidente, de 3 membros efetivos e de um suplente (ao todo 5 membros), para doutorado; e nome do presidente, de 2 membros efetivos e de um suplente (ao todo 4 membros), para mestrado;
  • Membros externos não podem ser cadastrados como sendo da UnB;
  • Histórico escolar atualizado. (Para que o DPG possa conceder a aprovação de banca, o aluno(a) não deve possuir pendências de integralização de créditos/pré-requisitos);
  • Assinatura do coordenador.

O que não pode faltar no processo:

  • Formulário SEI preenchido corretamente e assinado pelo Coordenador do Programa;
  • Histórico Escolar atualizado;
  • Ato de Credenciamento. Observar a vigência do credenciamento do presidente da Comissão Examinadora como orientador junto ao Programa de Pós-Graduação e anexar a cópia do Ato de Credenciamento válido até a data da defesa da tese/dissertação;
  • Informar se o aluno é bolsista.

PROCEDIMENTO PARA A REFORMULAÇÃO DE BANCA

Para aprovação de bancas de Reformulação é necessário:

  • O processo original de aprovação da banca seja reaberto na unidade;
  •  Despacho solicitando a aprovação de banca de "REFORMULAÇÃO" e Memorando de solicitação de aprovação de banca, assinado pelo Coordenador do programa, devem ser incluídos ao processo;
  • Caso a composição de banca tenha sofrido alguma alteração, no referido despacho, devem estar expostos os motivos que justifiquem a alteração.

Adicionalmente, informamos que na parte “Conclusão” do SIPPOS, o campo data da defesa deve continuar com a data da primeira defesa, no campo Menção deve estar preenchido com “RF”, o campo situação deve estar posicionado na informação “Comissão Examinadora de Reformulação Montada”. Na parte “Reformulação” os campos "Período Início" e "Data Final" devem ser preenchidos. A Data Final deve conter a data da segunda defesa que irá ocorrer.

PROCEDIMENTO PARA A FORMAR A COTUTELA DE BANCA

Enviar a documentação normal de banca com o acordo de cotutela, montar a banca conforme o acordo da cotutela.

Como montar a banca no SIPPOS:

SIPPOS – Acompanhamento – Ocorrências acadêmicas – Trabalho Final – OCOCOT (Trabalho Final de Cotutela).

Check List para aprovação de banca de Defesa de Dissertação/Tese via SEI

Item Sim Não
01 – Utilizou o Formulário atualizado de aprovação de banca de dissertação/tese?    
02 – Preencheu todos os campos do formulário de aprovação de banca de dissertação/tese e adicionou currículo Lattes dos Membros Externos da Comissão Examinadora?    
03 – Anexou o ato de credenciamento do presidente/orientador do aluno, vigente? Se não estiver vigente, providenciar o credenciamento.    
04 – Inseriu todos os dados na tela OCOTRA do SIPPOS com os mesmos dados informados no Formulário?    
05 – Anexou o Histórico Escolar atualizado(sem pendências e/ou reprovações) do SIPPOS, no processo SEI?    
06 – Fez despacho informando se o aluno é bolsista e qual a agência de fomento?    
07 – Observou a titulação de membro da comissão examinadora no SIPPOS? Todos os membros da comissão devem ter título de doutor. Resolução CEPE nº 0080/2017.    
08 – Solicitou um novo processo SEI de prorrogação de prazo de defesa e relacionou ao processo de banca, no caso do aluno já ter extrapolado 24 meses para o caso do Mestrado e 48 meses para o Doutorado?    
09– Encaminhou o Formulário com assinatura do Coordenador do Programa, via SEI, ao DPG?