Trancamento geral de matrícula e desligamento

Objetivo

• Orientar sobre o procedimento para trancamento geral de matrícula e desligamento de discente.

Como funciona?

• O Trancamento Geral de Matrícula será concedido apenas nos casos em que fique comprovado o impedimento involuntário do aluno para exercer as atividades acadêmicas.

• Não é possível efetuar o trancamento após o término do prazo final de permanência do discente no programa. Somente poderá ser efetuado dentro dos 4 períodos de permanência do mestrado e dos 8 períodos de duração do doutorado.

• Preencher o memorando com a solicitação de trancamento geral de matrícula ou desligamento e encaminhar ao Decanato de Pós-Graduação (DPG).

• O DPG analisa a solicitação no caso de Trancamento Geral de Matrícula e no caso de desligamento, e encaminha à Secretaria de Administração Acadêmica para providências.

Legislação

Resolução CEPE nº 0080/2017 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação na UnB), disponível no link:

O Trancamento Geral de Matrícula dos cursos de Pós-Graduação só poderá ocorrer por motivo justificado, sendo necessário que fique comprovado o impedimento involuntário do aluno para exercer suas atividades acadêmicas.

Parágrafo único. O Trancamento Geral de Matrícula não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do aluno no curso, exceto por razões de saúde do discente.

O Trancamento de Matrícula em Disciplina deverá ser encaminhado pelo Coordenador do Programa mediante parecer circunstanciado do orientador do aluno e aprovação da Comissão de Pós-Graduação.

Orientações/Informações

• As solicitações devem conter todas as informações solicitadas listadas no formulário de solicitação do aluno.

Procedimentos

Preenchimento do formulário solicitação do aluno, disponível no link:

• Preencher nome do aluno, número de matrícula, nível (mestrado/mestrado profissional/doutorado).

• Marcar o item Trancamento Geral de Matrícula ou Desligamento voluntário (se for o caso).

• Adicionar justificativa.

• Solicitar análise da solicitação pela Comissão de Pós-Graduação/CPG.

• Solicitar assinatura do requerimento pelo Coordenador do Programa.

• No caso de desligamento por algum motivo, não há necessidade de envio do formulário de solicitação do aluno. Apenas um memorando assinado pelo coordenador do programa indicando o item do referido artigo é suficiente.

Envio do processo

• Encaminhar memorando com todas as informações à DIRPG, via DPG.

Check List para solicitação de trancamento geral de matrícula e desligamento de discente

Item

01 – Encaminhou memorando de solicitação de trancamento?

02 – Encaminhou o formulário solicitação do aluno (no caso de Trancamento Geral de Matrícula e Desligamento Voluntário) com motivo justificado?

03 – Observou o período de permanência?

04 – Anexou histórico escolar?

05 – O processo possui apreciação da Comissão do programa e assinatura do Coordenador?