O Decanato de Pós-Graduação e o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional tornam público o Edital DPG/DPO 0001/2021 de apoio à ampliação de vagas nos processos seletivos dos programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo principal do Edital é estimular o crescimento dos PPGs, apoiar e democratizar o acesso à pós-graduação e, dessa forma, contribuir para incremento da produção discente e docente, fortalecendo a formação de recursos humanos de alta qualificação no Brasil.

O Edital 0001/2021 disponibiliza cotas de bolsas de mestrado e doutorado pelo período de 12 meses aos PPGs que ampliarem o quantitativo de discentes em seus programas: i) por meio do ingresso daqueles já aprovados em processos seletivos realizados (com candidatos em lista de espera); ii) em andamento ou em fase de planejamento que estabeleçam ampliação de vagas ofertadas em processos seletivos a serem lançados no ano de 2021.

O Edital 0001/2021 prevê o início do pagamento de bolsas já em setembro de 2021, respeitando o planejamento interno dos PPGs no que tange à alocação das bolsas. Os PPGs definem os discentes que poderão ser contemplados com as bolsas, seguindo as regulamentações internas para a alocação e as citadas no Edital.

A administração superior da Universidade de Brasília está ciente de que há discentes regularmente matriculados ou em fila de espera que pleiteiam bolsas e não são contemplados devido ao número cada vez menor de bolsas disponíveis. Com essa iniciativa inovadora, a UnB estimula o fortalecimento da pós-graduação e prioriza o aporte de recursos para complementar o número de bolsas vigentes de mestrado e doutorado. Busca-se, ainda, estimular oferta de bolsas pela Unidade com recursos próprios ou da matriz 2021, sempre que possível. Dessa forma, esse esforço colaborativo e solidário para o crescimento e financiamento da pós-graduação faz parte das estratégias para o enfrentamento das dificuldades que vivenciamos, que requer, além de ações para a recomposição e a ampliação do número de bolsas da instituição e de recursos para pesquisas, iniciativas imediatas de financiamento estudantil.

Clique aqui e acesse o Edital.

A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, DRI, por meio do despacho decisório nº04/2021//DRI autoriza a adoção de nova data prevista da defesa da tese, para o cumprimento da exigência de retorno seis meses antes da conclusão de curso considerando a notória persistência da pandemia e a necessidade de manutenção das ações de isolamento social.

A pesquisadora alemã Susan Trumbore, membro internacional do Comitê Gestor do CAPES PrInt da UnB, é umas das indicadas de 2021 a Vladimir Ivanovich Vernadsky Medal da European Geosciences Union. Esta medalha foi estabelecida pela Divisão de Biogeociências em reconhecimento às conquistas de Vladimir Ivanovich Vernadsky. Ela é concedida a cientistas por suas excepcionais contribuições as biogeociências em geral.

Susan Trombore é diretora do Instituto Max Planck de Biogeoquímica em Jena, na Alemanha, e docente da Universidade da Califórnia, em Irvine, Estados Unidos. Sua pesquisa tem foco no ciclo do carbono e seus efeitos no clima.

Em 2019, Susan Trumbore foi a palestrante na abertura do semestre letivo da pós-graduação no IB da UnB, falando sobre Big Science no estudo de questões complexas de grande escala, como as ambientais.

Mais informações: https://www.egu.eu/awards-medals/vladimir-ivanovich-vernadsky/

O Decanato de Pós-Graduação (DPG) torna público o resultado final dos/as discentes com solicitações contempladas no Edital DPG No 0004/2021.

Decanato de Pós-Graduação (DPG) torna público o resultado final do EDITAL DPG/UNB No 0002/2021

O Decanato de Pós-Graduação (DPG) torna público o resultado preliminar dos/as discentes com solicitações contempladas no Edital DPG No 0004/2021.

Confira aqui o resultado provisório do edital DPG 002/2021